Música
Os anos 50 foram responsáveis por crescimentos históricos na vida dos músicos de rock’n roll no mundo inteiro, sucessos épicos ainda vivem.
Um respeito sem igual
Na década de 50, muitas coisas eram diferentes do que vemos agora, nada de conexões na internet e muito menos alguns tipos de tecnologias que hoje podem fazer à diferença na produção de algumas bandas, nesta época as coisas eram todas muito simples e as músicas acabavam tendo uma naturalidade maior ainda diante de influencias mais antigas.
As Melhores Músicas de Rock and Roll
Alguns cantores se consagraram ao longo dos anos, embora tudo fosse muito novo e pouco viável, eles lotavam estádios e faziam milhares de pessoas no mundo inteiro dançaram.
Este tipo de irreverencia pode ser extremamente explicada ao lembrar-se de Elvis Presley, um verdadeiro ícone imortal do rock dos anos 50, suas roupas, sua voz e tudo o que criou particularmente, fez com que o mundo pudesse conhecer um pouco mais das expansões que uma guitarra e um modo diferente de cantar pudesse influenciar mais de 5 gerações nas mais diversas famílias.
Deste modo, com o passar do tempo o surgimento sorrateiro de alguns cantores como Ritchie Valens o mundo dos anos 50 cresceu ainda mais. Confira algumas das músicas mais influentes no rock nos anos 50 e passando para os 60.
Músicas dos anos 50 no Rock
- Chuck berry – Johnny B. Goode.
- Elvis Presley – Jailhouse Rock.
- Ritchie Valens – La Bamba.
- Carl Perkins – Blue Suede Shoes.
- Jerry Lee Lewis – Great Balls Of Fire.
- Fats Domino – Blueberry Hill.
- Little Richard – Long Tall Sally.
- Buddy Holly – That’ll Be The Day.
- Elvis Presley – Jailhouse Rock.
- Ritchie Valens – La Bamba.
- Carl Perkins – Blue Suede Shoes.
- Jerry Lee Lewis – Great Balls Of Fire.
- Fats Domino – Blueberry Hill.
- Little Richard – Long Tall Sally.
- Buddy Holly – That’ll Be The Day.
Músicas nacionais
A década de 50 foi marcada por grandes transformações na cultura musical brasileira : influência do pós-guerra, início da televisão com forte presença dos meios de comunicação, aumento da participação de intelectuais junto às bases populares da música brasileira, melhoria econômica da população e apelo nacionalista iniciado pelo governo de Getúlio Vargas.
As elites intelectuais brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro, começaram a participar mais ativamente dos movimentos de música popular brasileira, onde até os anos 40 predominavam compositores de muita sensibilidade porém com pouca bagagem intelectual.
Dessa maneira as músicas brasileiras passaram a ter mais atenção por parte da comunidade musical que as estrangeiras como boleros e tangos.
Nesse contexto nasceu a Bossa Nova, durante final da década de 50.
Os principais artistas e compositores iniciadores da bossa nova foram : Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Baden Powell, Luizinho Eça, os irmãos Castro Neves, Newtom Mendonça, Chico Feitosa, Durval Ferreira, Nara Leão, Sylvia Telles, Luis Carlos Vinhas, Johnny Alf e muitos outros.
Impossível precisar o início da Bossa Nova, mas admite-se que o lançamento em 1958 do LP Canção do Amor Demais com Elizeth Cardoso interpretando Chega de Saudades de Tom e Vinicius, entre outras, tenha sido o marco inicial da Bossa Nova; nesse LP João Gilberto surpreendeu a todos com sua nova batida de violão; foram experiências musicais de vários artistas, principalmente da turma que frequentava a casa de Nara Leão; admite-se a influência do jazz na batida da Bossa Nova.
Sucederam-se "Samba de uma nota só" de Tom e Newton Mendonça, "Desafinado", "Garota de Ipanema", "Só danço samba" estas últimas de Tom e Vinícius e muitas outras, marcando definitivamente a Bossa Nova como o grande movimento da moderna Música Popular Brasileira.
Ouça ( 1957)
Lábios de Mel ( 1955)


By:geee
Creditos:Paixaoeromance.com e Alienado.net.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário